Má postura na infância

A cor dos olhos do bebê
5 de dezembro de 2018
26º Simpósio Internacional de Oftalmologia
27 de maio de 2019

Na infância a criança deve pular,correr,brincar e até as vezes se machucar.
As crianças passam grande parte do dia sentadas na escola ,vendo televisão,jogando videogame, carregam mochilas pesadas, isso com certeza irá sobrecarregar ossos, ligamentos, músculos, articulações e orgãos internos. Talvez devido a isso é tão comum criança se queixando de dor nas costas.
Devemos orientar as crianças quanto a maneira correta de sentar:
-sobre os isquios(ossinhos do bumbum),costas retas, e pés apoiados no chão
-quando sentar no chão sempre na posição de índio e nunca em “w”.

A postura normalmente está relacionada ao apecto comportamental, estrutural e hereditário. Uma postura largada é muito comum nas crianças hoje em dia, devemos sempre ficar atentos para que não evolua para uma alteração estrutural, como por exemplo uma escoliose (desvio lateral da coluna), ou crianças timidas que tendem a enrolar os ombros para frente.
Incentive a criança a andar descalço em diferentes superfícies, isso estimula um boa propriocepção do pé o que ajuda para o desenvolvimento de uma boa postura.

É importante fazermos uma leitura entre postura e comportamento, pois caso seja necessário tratarmos a postura dessa criança o trabalho tem que ser individualizado. Devemos também ensinar a criança a reaprender o gesto correto, evitando assim graves alterações posturais no futuro!

MARJORIE M.O.EJZENBAUM
FISIOTERAPEUTA-CREFITO 21279-F
CONTATO 3825-2279/98516-5910