Entenda Melhor a Deficiência de Cores

Quais as perguntas mais comuns para o oftalmopediatra?
5 de dezembro de 2018

Basicamente a dificuldade em enxergar as cores se baseia em 3 tons básicos: Vemelho, Verde e Azul.

A protanopia (aproximadamente 1% de homens afetados) se caracteriza pela dificuldade de reconhecer vermelho e alguns tons de verde. Os pacientes tem alteração nos cones (células da retina responsáveis pela visão de cores) para comprimento de onda longos, o vermelho e o verde lembram mais cor de tom caque.

A deuteranopia é a forma mais comum de déficit de cores (4,6% homens afetados), as ondas de comprimento médio (verde) são afetadas, embora o resultado final seja muito semelhante ao da protanopia.

A tritanopia é muito rara e afeta igualmente homens e mulheres; as ondas curtas (azul) estão afetadas. Em geral azul e verde são confundidos, embora o amarelo lembre mais o tom vermelho.

Na acrromatopsia toas as cores estão afetadas, os indivíduos vêem tudo em preto, branco e cinza além de apresentarem importante fotofobia (aversão à luz).

Segue abaixo cópia de página que demonstra em diferentes figuras como as pessoas com déficit enxergam diferentes objetos (FONTE https://9gag.com/gag/am267Lo?ref=fbp)

How People With Different Types of Colour Blindness See the World